Para a nossa saúde, a água é um elemento essencial nos 365 dias do ano. Entretanto, nos dias mais quentes, ela se torna ainda mais indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.
Hidratar-se bem é pré-requisito para aproveitar a estação mais quente do ano. No verão, nosso corpo faz um esforço ainda maior para manter sua temperatura entre 37°C. O excesso de suor é a forma do nosso organismo de eliminar o calor, o que acaba fazendo com que ele perca ainda mais líquido do que em dias comuns. Em um dia normal, elimina-se em média de 2,5 litros de água. Em períodos mais quentes, pode se perder até 3,5 litros por dia.
Devido a essa maior perda de líquido em dias quentes, as ocorrências de problemas de saúde como pedra nos rins e infecção urinária se tornam mais propícias. Por isso, a atenção com a hidratação deve ser redobrada.
Caso você pratique exercício físico, o recado é ainda mais importante. Se o seu exercício tem duração maior que 1 hora, pode-se perder até 6 litros de água por dia ou mais. Lembre-se de se hidratar antes, durante e depois da prática.
Procure sempre andar com uma garrafinha d’água por perto e aproveite o verão com muita praia, céu azul e hidratação. Além disso, conte sempre com a Clínica Wanderley Diagnósticos para cuidar da sua saúde nesses dias mais quentes.