Nos mês de novembro, estamos sempre falando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e lembrando aos homens da importância de cuidar da sua saúde.
Porém, o que muitas vezes acontece nesse processo é a gente não saber qual médico devemos procurar, já que são tantas especialidades.
Por isso, vamos explicar às principais diferenças entre o proctologista e o urologista para que, ao entende-las, você saiba a qual dos médicos deve recorrer para prevenir e tratar o câncer de próstata.
O proctologista é o médico responsável pelo trato digestivo, ou seja, estão atribuídas a ele doenças do intestino e do reto, como síndrome do intestino irritado ou hemorroidas. Muitas pessoas acham que é ele o responsável pelo câncer de próstata, já que o exame do toque é feito pelo reto. Mas esse problema não é de sua especialidade.
Assim, o urologista assume essa função pois é o especialista médico que vai cuidar do sistema urinário e reprodutor. Isto é, problemas como infecção urinária, impotência, gonorreia, e outras doenças do aparelho reprodutor são atribuídas a esse médico. Como a próstata faz parte do sistema reprodutor, cabe a ele, portanto, os cuidados com esta região.
Portanto, quando falamos em câncer de próstata é o urologista que deve ser consultado e ele deverá fazer os exames necessários para garantir sua saúde em dia.
Lembre-se quando o assunto é sua vida você não pode ter medo de cuidar dela.