O câncer de próstata é um dos tumores que mais matam no Brasil. O preconceito e o tabu em relação aos cuidados e prevenção do público masculino contribuem para aumentar esses números: 1 a cada 6 homens podem ser diagnosticado com esse tipo de câncer.
Um dos fatores que tornam essa doença tão perigosa é o seu caráter silencioso. Os sintomas podem demorar até 4 anos para se manifestarem. Quando já está em uma estado mais avançado, o paciente começar a sentir incômodos como jato de urina fraco, dores durante a micção, impotência e presença de sangue na urina ou sêmen.
Entretanto, um diagnóstico de câncer de próstata não representa o fim. Pelo contrário, a maioria dos homens diagnosticados não chegam a óbito. A doença tem tratamento, e a prevenção se torna um elemento de extrema importância pois permite um diagnóstico precoce que é essencial para um processo de cura eficiente.
A Sociedade Brasileira de Urologia determina que a idade ideal de ida a um urologista para avaliação da próstata é a partir dos 50 anos. No caso de ter algum histórico da doença na família ou de possuir a pele com mais melanina, o correto é que a consulta ocorra a partir dos 45 anos, uma vez que a probabilidade de portar a doença é maior entre esses grupos.
Neste Novembro Azul, a clínica Wanderley Diagnóstico está contigo na prevenção do câncer próstata. Marque sua consulta e cuide-se.